Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
Ao todo, 57 balanças foram apreendidas pelo Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem – MT) no município de Cáceres. Os instrumentos serão destruídos nesta terça – feira (29.09), já que o proprietário não apresentou os documentos necessários para a devolução.
De acordo com o presidente do Ipem – MT, Bento Bezerra, as balanças apresentavam selos do Inmetro falsificados, além de problemas na pesagem. “Quando colocávamos o peso no meio da balança era uma medida, nos cantos, o mesmo peso sofria variações”, explica.
Para evitar situações assim é necessário que o consumidor peça os documentos antes de comprar o produto. “Muitas vezes esse tipo de instrumento é roubado, então é importante que se peça a nota fiscal que deve ter o nome do fabricante e o número da série. Também verifique se ele tem o selo do Inmetro”.
Uma forma de testar se a balança está correta, segundo o agente fiscal metrológico do Ipem, Rogério Henrique de Oliveira, é pegar um alimento com o peso conhecido. “O consumidor pega o sal de 1kg e o coloca na balança, caso ele tenha dúvida a respeito ou veja algum problema na pesagem é importante entrar em contato com Ipem”, orienta.