“É uma alegria trazer para dentro da OAB-MT esses debates e a defesa intransigente aos direitos humanos”, disse Gisela Cardoso, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), sobre a realização do o IV Seminário Estadual de Direitos Humanos, realizado nos dias 25 e 26 de setembro, no auditório da Seccional.
O evento coordenado pela Comissão de Direitos Humanos da OAB-MT debateu temas relevantes e que preocupam a sociedade, como a atuação da sociedade civil organizada diante de questões indígenas e agrárias, as causas do movimento LGBTQIAPN+ e o combate à violência institucional. “São temas recorrentes, assuntos que discutimos desde o primeiro Seminário, mas, infelizmente, ainda é necessário falar sobre essas pautas, discutir, questionar e buscar caminhos por uma sociedade cada vez mais justa e inclusiva”, destacou Gisela.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-MT, Flávio Ferreira, faz um balanço positivo do Seminário. “Foram dois dias de muito conteúdo, integração e aprendizado. Tivemos uma ótima participação da advocacia e da sociedade em geral. Os princípios dos direitos humanos nem sempre são bem entendidos no Brasil, mas precisamos ter consciência de que defender os direitos humanos é defender cada pessoa que nasce no país”, avaliou.
Além da presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, e o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Flávio José Ferreira, participaram do Seminário o diretor-tesoureiro da Seccional, Helmut Daltro; a vice-presidente da Escola Superior da Advocacia (ESA/MT), Thais Brazil; o presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Inácio José Werner; o deputado estadual Wilson Santos; o assessor institucional da Polícia Judiciária Civil (PJC), delegado Gianmarco Paccola Capoani, que representou a delegada-geral da PJC, Daniela Maidel; a defensora pública-geral de Mato Grosso, Luziane Ribeiro de Castro; assim como dezenas de advogados e outros representantes da sociedade civil organizada.
—
Judite Rosa
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso