Breaking News :

Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC

Fonoaudióloga defende diagnóstico precoce para prevenção da perda auditiva

Atleta olímpico participa de jogo de fuga em Cuiabá

Dia do fonoaudiólogo: entenda a importância desse profissional no ambiente hospitalar

Profissionalismo e dedicação marcam 20 anos de profissão da fonoaudióloga Samia Ribeiro

Chapa 2 Integração protocola pedido para que profissionais da contabilidade tenham férias fiscais em MT

Adrenalina, desafios e diversão te esperam no Halloween da Escape60, em Cuiabá

Encontro automobilístico “Esperienza” supermáquinas entra para o calendário de eventos em Mato Grosso

Experiência única de recreação e entretenimento: Conheça o Escape60′

Fotógrafo vem a MT para ensaios que levantam autoestima de mulheres

Aparelho auditivo com “modo máscara” é alternativa que possibilita a comunicação com a proteção facial

Professora da UFMT recebe moção de aplausos em homenagem ao Dia do Contador

Escape 60′ oferece desconto para confraternização corporativa de fim de ano

Jogo de fuga cercado de desafios, mistérios e adrenalina: conheça o Escape60′

Feira gratuita ajuda jovens a cursarem faculdades fora do país

Municípios precisam de representatividade na Assembleia Legislativa

Dia do Estudante tem programação especial em escola de Cuiabá

Justiça reconhece que concessionária não é responsável solidária em processo de indenização por defeito de carro

SINDSPEN cobra vacinação urgente para policiais penais e servidores do sistema penitenciário

Prefeito Léo Bortolin toma posse na diretoria do consórcio nacional de compras de vacinas contra a covid

Policiais Penais protestam contra a Pec-32 em todo o Estado

Prefeito de Primavera do Leste e Secretário de Cultura de MT se solidarizam com classe artística e articulam prorrogação da Lei Aldir Blanc

Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano

Pacu entra no cardápio de restaurante internacional

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

Após pandemia, professor aposta em pousada sustentável em Cáceres

Aumento de 35% para 40% do desconto em folha e taxas menores beneficiam aposentados e pensionistas do INSS

MDB lança Léo Bortolin à reeleição em Primavera do Leste

Fonoaudióloga alerta sobre perda da audição em crianças

Cresce em Cuiabá a procura por eletroestimulação para pacientes recuperados da Covid-19

Advogado, com orgulho! (Giroldo Filho)

Para facilitar a comunicação, empresa cuiabana doará máscaras transparentes para famílias de pessoas com perda auditiva

Por erro de cálculo, empresários pagam mais impostos do que deveriam, alerta professora da UFMT

Projeto do Deputado Estadual Thiago Silva cria a medalha Pastor Sebastião Rodrigues de Souza

Estudante de Cuiabá participa de live para arrecadar fundos para combater covid 19

Estado atende deputado Thiago e entrega 2 ambulâncias para Rondonópolis

Perda auditiva não tratada gera mais gastos com a saúde, diz pesquisa

domingo, 21 de julho de 2024

Após 36 dias de lutas, pais comemoram permanência de estudantes nas mesmas unidades escolares em Cuiabá

A Secretaria Municipal da Educação anunciou as mudanças referente ao redimensionamento nas unidades educacionais Senador Darcy Ribeiro, Profª Maria Dimpina Lobo Duarte e Prof° Ranulpho Paes de Barros

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Depois de 36 dias de aflição e lutas, agora os pais e mais de 1500 alunos das redes municipais de ensino do 6° ao 9° ano do fundamental podem ficar tranquilos. A pedido do Prefeito Emanuel Pinheiro, nesta última quinta-feira (16), a Secretaria Municipal da Educação de Cuiabá anunciou as mudanças de alguns pontos referente ao redimensionamento nas unidades educacionais Senador Darcy Ribeiro, Profª Maria Dimpina Lobo Duarte e Prof° Ranulpho Paes de Barros. A revisão desses pontos trouxe alívio para os pais e alunos que estavam preocupados com as mudanças nas escolas, principalmente devido a distância.

De acordo com o documento divulgado pela Secretaria Municipal da Educação, uma das mudanças revistas foi a transferência dos estudantes da EMEB Senador Darcy Ribeiro do 6° ano para a Escola Estadual Padre Firmo Pinto Duarte Filho, localizado no residêncial Marechal Cândido Rondon, e os alunos do 7° ao 9° ano que seriam remanejados para escolas localizadas no bairro Pedra 90.

Agora, essa transferência não será mais realizada, garantindo a continuidade dos estudos dos alunos na mesma escola. A EMEB Senador Darcy Ribeiro terá gestões compartilhadas, onde o Estado assumirá no mesmo prédio as turmas do 6° ao 9° ano, no período vespertino, até a construção de uma unidade da rede estadual. Continuando da responsabilidade da rede municipal as séries iniciais no período matutino.

Além disso, as mudanças relacionadas à EMEB Professora Maria Dimpina Lobo Duarte também foram revistas. Inicialmente, iria contemplar apenas alunos do 4° e 5° anos do fundamental e cerca de 360 alunos do 6° ao 9° ano seriam transferidos para uma unidade de ensino estadual. No entanto, a escola dará terminalidade das turmas do ensino fundamental das séries finais 7°,8° e 9° anos,  permitindo que esses alunos permaneçam na mesma escola.

E a EMEB Prof° Ranulpho Paes de Barros continuará o atendimento de todo Ensino Fundamental no ano de 2024, aguardando a reforma e adequação necessárias do prédio da EMEB Tancredo Neves pelo Estado.

Também ficando assegurado que os estudantes da EMEB Moacir Gratidiano que farão 6° ano em 2024 serão encaminhados para Escola Estadual Souza Bandeira e Hermelinda de Figueiredo.

Com essas mudanças revistas, os pais e alunos agora podem ficar tranquilos e focar no desenvolvimento educacional sem preocupações com mudanças abruptas nas unidades escolares. A Secretaria Municipal da Educação reforçou o compromisso com a qualidade do ensino e a garantia da permanência dos estudantes em seus locais de estudo.

Apoio da OAB

O presidente da Comissão de Ações Comunitárias da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso, Cristiano Nogueira, conhecido popularmente por Tuca Nogueira, esteve a todo momento acompanhando, prestando apoio aos pais dos alunos das escolas Maria Dimpina Lobo Duarte e Senador Darcy Ribeiro e a favor do redimensionamento gradativo até 2027.

“Redimensionamento na Educação. Havia grandes prejuízos para mães, país e alunos em Cuiabá. Fomos a luta, dialogamos e conseguimos juntos com os pais essa vitória. Mais de 1500 crianças serão mantidas nas suas escolas. Parabéns a todas as crianças que terão seus direitos de acesso à Educação mantidos”, disse Cristiano Nogueira.

Na tarde desta sexta-feira (17), o presidente da comissão esteve presente na EMEB Senador Darcy Ribeiro, Professora Maria Dimpina Lobo Duarte e Prof° Ranulpho Paes de Barros e conversou com os pais, coordenadores e diretores das instituições de ensino.

“Um dia muito feliz para todos os pais. Decisão mantida, depois de mais de 36 dias de angústia, de dor e aflição. Quero parabenizar todos os pais que estiveram na luta, desde o manifesto, na busca pelas secretarias, defensoria, OAB. Todos os orgãos juntos conseguiu ter esse resultado, que é o direito da criança de estudar próxima da casa. Vale a pena a luta”, declara Cristiano.

Jaqueline Coelho, mãe de dois alunos do EMEB Senador Darcy Ribeiro, que esteve presente nas manifestações, lutando pelos direitos dos alunos, agradeceu a presença e dedicação de Tuca Nogueira.

“Queremos agradecer a vocês, que desde o momento que a gente procurou, pela Defensoria e Comissão da OAB, queremos agradecer em nome de todos os pais e desse 620 alunos [da escola Senador Darcy Ribeiro]. Pela participação junto conosco e pela colaboração”, agradeceu Jaqueline Coelho.

Emocionada, Tatiane Lima, que também esteve na luta para manter os alunos nas escola, declarou estar aliviada e agradecida pelos esforços de Tuca Nogueiro.

“Quero agradecer principalmente a você Tuca, que em nenhum momento você virou as costas para a gente. Toda vez que precisamos, você estava conosco. Hoje a nossa vitória foi através de você”, disse Tatiane.

Reprodução: Montagem

Banner

Na próxima terça (21), quarta (22) e quinta-feira (23), os gestores das escolas citadas estarão se reunindo com as comunidades escolares para informarem sobre a nova organização do redimensionamento e rematrículas.

Entenda melhor o caso

A Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá estará realizando o redimensionamento entre algumas escolas, para o ano de 2024. Sendo que, será da competência do Município: a Educação Infantil e Educação Básica do 1° ao 5° ano. E o Estado ficará responsável pelas turmas do 6° ao 9° ano do fundamental ao Ensino Médio. Lembrando que o processo teve início em 2016, de forma gradual, finalizando este ano com a conclusão nas últimas unidades educacionais que atendem do 6° ao 9° ano do fundamental.

A notícia do redimensionamento não foi bem recebidas pelos pais dos alunos das escolas municipais Professora Maria Dimpina Lobo Duarte e Senador Darcy Ribeiro. A falta de diálogo e participação da comunidade escolar no processo acabou casando bastante descontentamento.

Na semana passada, pais manifestam contra redimensionamento para outras unidades escolares em Cuiabá, centenas de pais foram para frente da escola Maria Dimpina para denunciar o redimensionamento compulsório, sem o envolvimento da comunidade escolar no processo.

Os pais defendem que o redimensionamento seja feito até 2027, realizado de forma gradativa, para que os alunos possam terminar os estudos na mesma unidade. Com a mudança, a escola Maria Dimpina irá contemplar apenas alunos do 4° e 5° anos do fundamental e cerca de 360 alunos do 6° ao 9° ano serão transferidos uma unidade de ensino estadual.

Read Previous

Mãe acusa funcionária de loja de discriminar filho autista; empresa pede desculpas

Read Next

4 motoristas são presos e 50 veículos removidos em blitz na Fernando Corrêa