Breaking News :

Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC

Fonoaudióloga defende diagnóstico precoce para prevenção da perda auditiva

Atleta olímpico participa de jogo de fuga em Cuiabá

Dia do fonoaudiólogo: entenda a importância desse profissional no ambiente hospitalar

Profissionalismo e dedicação marcam 20 anos de profissão da fonoaudióloga Samia Ribeiro

Chapa 2 Integração protocola pedido para que profissionais da contabilidade tenham férias fiscais em MT

Adrenalina, desafios e diversão te esperam no Halloween da Escape60, em Cuiabá

Encontro automobilístico “Esperienza” supermáquinas entra para o calendário de eventos em Mato Grosso

Experiência única de recreação e entretenimento: Conheça o Escape60′

Fotógrafo vem a MT para ensaios que levantam autoestima de mulheres

Aparelho auditivo com “modo máscara” é alternativa que possibilita a comunicação com a proteção facial

Professora da UFMT recebe moção de aplausos em homenagem ao Dia do Contador

Escape 60′ oferece desconto para confraternização corporativa de fim de ano

Jogo de fuga cercado de desafios, mistérios e adrenalina: conheça o Escape60′

Feira gratuita ajuda jovens a cursarem faculdades fora do país

Municípios precisam de representatividade na Assembleia Legislativa

Dia do Estudante tem programação especial em escola de Cuiabá

Justiça reconhece que concessionária não é responsável solidária em processo de indenização por defeito de carro

SINDSPEN cobra vacinação urgente para policiais penais e servidores do sistema penitenciário

Prefeito Léo Bortolin toma posse na diretoria do consórcio nacional de compras de vacinas contra a covid

Policiais Penais protestam contra a Pec-32 em todo o Estado

Prefeito de Primavera do Leste e Secretário de Cultura de MT se solidarizam com classe artística e articulam prorrogação da Lei Aldir Blanc

Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano

Pacu entra no cardápio de restaurante internacional

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

Após pandemia, professor aposta em pousada sustentável em Cáceres

Aumento de 35% para 40% do desconto em folha e taxas menores beneficiam aposentados e pensionistas do INSS

MDB lança Léo Bortolin à reeleição em Primavera do Leste

Fonoaudióloga alerta sobre perda da audição em crianças

Cresce em Cuiabá a procura por eletroestimulação para pacientes recuperados da Covid-19

Advogado, com orgulho! (Giroldo Filho)

Para facilitar a comunicação, empresa cuiabana doará máscaras transparentes para famílias de pessoas com perda auditiva

Por erro de cálculo, empresários pagam mais impostos do que deveriam, alerta professora da UFMT

Projeto do Deputado Estadual Thiago Silva cria a medalha Pastor Sebastião Rodrigues de Souza

Estudante de Cuiabá participa de live para arrecadar fundos para combater covid 19

Estado atende deputado Thiago e entrega 2 ambulâncias para Rondonópolis

Perda auditiva não tratada gera mais gastos com a saúde, diz pesquisa

sábado, 9 de novembro de 2024

Asfalto e água chegam juntos para população em Várzea Grande

Um pacote de obras com melhorias que chegam de uma só vez: sai a poeira e a lama para dar espaço ao asfalto novo, à rede de abastecimento de água, à sinalização viária horizontal e vertical e à qualidade de vida. Essa é a nova realidade de Várzea Grande que está sendo atestada pela população.

O presidente do Paiaguás, Moisés Martins da Silva, é morador local há cinco anos, mas se lembra da implantação do bairro, “de quando era apenas matagal, poeira na seca e lama na chuva”. Como ele frisa, é uma comunidade que requer muita atenção por parte do poder público, mas reconhece que a gestão do MDB, conduzida pelo prefeito Kalil Baracat, olhou para o Paiaguás e está trazendo soluções que impactam diretamente na qualidade de vida dos moradores.

“Hoje a água chega dia sim, dia não. O bairro padecia demais, hoje a população está feliz porque sabe que a água vem, o asfalto ‘tá’ vindo onde era terra e sendo refeito onde estava ruim. O prefeito Kalil está resolvendo o problema do Paiaguás, aliás, nem só do Paiaguás, mas de todos os bairros. Por onde a gente passa, a gente vê”. Moisés Martins constata que não é possível solucionar todas as demandas de uma vez. “Mas a gente acredita no trabalho do prefeito Kalil”.

No Terra Nova, o presidente do bairro, Francisco de Assis Dias da Silva, morador da localidade desde 2011, também acompanha de perto esse novo jeito de governar implantado pela atual gestão do MDB: temos asfalto e água, exclama o líder comunitário.

“Várzea Grande é bom demais para se viver. É a nossa casa. Hoje, graças a Deus e ao nosso prefeito Kalil Baracat, temos 89% do nosso bairro asfaltado. Pode ter certeza que passamos nesses anos por uma mudança radical. Essas pessoas já não acreditavam mais, mas eu nunca deixei de sonhar, nunca deixei de acreditar. E o nosso prefeito colocou as duas mãos aqui nessa comunidade, trabalhou por nós, e eu tenho certeza que mais um pouquinho vamos ter 100% do bairro asfaltado. E a melhoria veio também com a água. A ETA (Estação de Tratamento do Chapéu do Sol/Barra do Pari) veio aqui para mudar essa região e também beneficiou o nosso bairro Terra Nova, vivemos uma nova realidade”.

Paralelo à ampliação da rede de distribuição de água, o Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE/VG) iniciou um mutirão para reparos de vazamento e para execução de ligações novas na cidade, como no bairro Paiaguás. O mutirão é um esforço da autarquia, com o objetivo de melhorar a distribuição, com o reparo dos vazamentos que prejudicam o abastecimento e garantir a ligação regular de água.

Recentemente, com a inauguração da nova ETA, o volume de água na rede da região aumentou significativamente, o que tem causado alguns rompimentos na tubulação que é antiga e não comporta a vazão, pela pressão dos novos equipamentos. O bairro possui cerca de 3.200 ligações de água e aproximadamente 130 pedidos de novas ligações que serão realizados durante o mutirão.

O Paiaguás é apenas um exemplo pontual do mutirão, mas essa ação tem sido constante pela cidade nos últimos três anos. A prefeitura de Várzea Grande está levando asfalto novo e rede de água no mesmo ‘pacote’ de serviços. Onde chega um benefício, chega o outro também. Obras de infraestrutura andam casadas na atual gestão do MDB e são prioridades, como frisa o prefeito Kalil Baracat.

A atual gestão tem o desafio de melhorar o abastecimento de água em Várzea Grande e para isso atua em várias frentes como na captação e produção de água, no abastecimento, na intervenção da rede de distribuição, e especialmente, na qualidade do produto que chega aos várzea-grandenses.

Visando o combate ao desperdício de água, o DAE-VG vem realizando a substituição dos hidrômetros com mais de 10 anos de uso, que torna a medição do consumo mais justa e ajuda na conscientização do uso racional de água.

“Estamos vivenciando um capítulo transformador na história de Várzea Grande. A nossa meta é clara e está sendo cumprida: resolver o problema de abastecimento de água na cidade. Esta é uma vitória coletiva, fruto da união de esforços entre governos estadual e municipal, órgãos de controle e, claro, da comunidade. Reitero o comprometimento de nossa gestão em transformar Várzea Grande em um exemplo de eficiência e qualidade de vida para todos os cidadãos”.

MELHOROU E MELHOROU MUITO – “A produção de água não é mais problema em Várzea Grande. A nossa gestão está consolidando um feito inédito que é o de entregar três Estações de Tratamento de Água (ETAs) em apenas quatro anos. Várzea Grande vive um outro momento na ‘produção’ e oferta de água potável à população e se aproxima cada vez mais da solução para a intermitência no abastecimento. São duas em funcionamento: a do Cristo Rei, a do Barra do Pari/Chapéu do Sol e a Imigrantes, essa última com quase 90% das obras já concluídas”, afirma.

O prefeito sinalizou que as três ETAs vão tornar a cidade autônoma em relação à produção de água. Vamos intensificar as obras de novas redes de distribuição, novos reservatórios e constantes investimentos para que o crescimento da cidade seja sempre atendido. “É nítida a redução na intermitência no abastecimento. Tínhamos sim regiões com até 15 dias, hoje é dia sim, dia não e há casos pontuais que estão sendo resolvidos diariamente. A atual gestão tem o desafio de melhorar o abastecimento de água em Várzea Grande e para isso atua em várias frentes como na captação e produção de água, no abastecimento, na intervenção da rede de distribuição, e especialmente, na qualidade do produto que chega aos várzea-grandenses”, pontua Kalil.

Read Previous

Saúde emite alerta sobre aumento de casos de Chikungunya em Cuiabá

Read Next

Kalil e Jayme discutem investimentos em VG e reforçam aliança