Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
Um pacote de obras com melhorias que chegam de uma só vez: sai a poeira e a lama para dar espaço ao asfalto novo, à rede de abastecimento de água, à sinalização viária horizontal e vertical e à qualidade de vida. Essa é a nova realidade de Várzea Grande que está sendo atestada pela população.
O presidente do Paiaguás, Moisés Martins da Silva, é morador local há cinco anos, mas se lembra da implantação do bairro, “de quando era apenas matagal, poeira na seca e lama na chuva”. Como ele frisa, é uma comunidade que requer muita atenção por parte do poder público, mas reconhece que a gestão do MDB, conduzida pelo prefeito Kalil Baracat, olhou para o Paiaguás e está trazendo soluções que impactam diretamente na qualidade de vida dos moradores.
“Hoje a água chega dia sim, dia não. O bairro padecia demais, hoje a população está feliz porque sabe que a água vem, o asfalto ‘tá’ vindo onde era terra e sendo refeito onde estava ruim. O prefeito Kalil está resolvendo o problema do Paiaguás, aliás, nem só do Paiaguás, mas de todos os bairros. Por onde a gente passa, a gente vê”. Moisés Martins constata que não é possível solucionar todas as demandas de uma vez. “Mas a gente acredita no trabalho do prefeito Kalil”.
No Terra Nova, o presidente do bairro, Francisco de Assis Dias da Silva, morador da localidade desde 2011, também acompanha de perto esse novo jeito de governar implantado pela atual gestão do MDB: temos asfalto e água, exclama o líder comunitário.
“Várzea Grande é bom demais para se viver. É a nossa casa. Hoje, graças a Deus e ao nosso prefeito Kalil Baracat, temos 89% do nosso bairro asfaltado. Pode ter certeza que passamos nesses anos por uma mudança radical. Essas pessoas já não acreditavam mais, mas eu nunca deixei de sonhar, nunca deixei de acreditar. E o nosso prefeito colocou as duas mãos aqui nessa comunidade, trabalhou por nós, e eu tenho certeza que mais um pouquinho vamos ter 100% do bairro asfaltado. E a melhoria veio também com a água. A ETA (Estação de Tratamento do Chapéu do Sol/Barra do Pari) veio aqui para mudar essa região e também beneficiou o nosso bairro Terra Nova, vivemos uma nova realidade”.
Paralelo à ampliação da rede de distribuição de água, o Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE/VG) iniciou um mutirão para reparos de vazamento e para execução de ligações novas na cidade, como no bairro Paiaguás. O mutirão é um esforço da autarquia, com o objetivo de melhorar a distribuição, com o reparo dos vazamentos que prejudicam o abastecimento e garantir a ligação regular de água.
Recentemente, com a inauguração da nova ETA, o volume de água na rede da região aumentou significativamente, o que tem causado alguns rompimentos na tubulação que é antiga e não comporta a vazão, pela pressão dos novos equipamentos. O bairro possui cerca de 3.200 ligações de água e aproximadamente 130 pedidos de novas ligações que serão realizados durante o mutirão.
O Paiaguás é apenas um exemplo pontual do mutirão, mas essa ação tem sido constante pela cidade nos últimos três anos. A prefeitura de Várzea Grande está levando asfalto novo e rede de água no mesmo ‘pacote’ de serviços. Onde chega um benefício, chega o outro também. Obras de infraestrutura andam casadas na atual gestão do MDB e são prioridades, como frisa o prefeito Kalil Baracat.
A atual gestão tem o desafio de melhorar o abastecimento de água em Várzea Grande e para isso atua em várias frentes como na captação e produção de água, no abastecimento, na intervenção da rede de distribuição, e especialmente, na qualidade do produto que chega aos várzea-grandenses.
Visando o combate ao desperdício de água, o DAE-VG vem realizando a substituição dos hidrômetros com mais de 10 anos de uso, que torna a medição do consumo mais justa e ajuda na conscientização do uso racional de água.
“Estamos vivenciando um capítulo transformador na história de Várzea Grande. A nossa meta é clara e está sendo cumprida: resolver o problema de abastecimento de água na cidade. Esta é uma vitória coletiva, fruto da união de esforços entre governos estadual e municipal, órgãos de controle e, claro, da comunidade. Reitero o comprometimento de nossa gestão em transformar Várzea Grande em um exemplo de eficiência e qualidade de vida para todos os cidadãos”.
MELHOROU E MELHOROU MUITO – “A produção de água não é mais problema em Várzea Grande. A nossa gestão está consolidando um feito inédito que é o de entregar três Estações de Tratamento de Água (ETAs) em apenas quatro anos. Várzea Grande vive um outro momento na ‘produção’ e oferta de água potável à população e se aproxima cada vez mais da solução para a intermitência no abastecimento. São duas em funcionamento: a do Cristo Rei, a do Barra do Pari/Chapéu do Sol e a Imigrantes, essa última com quase 90% das obras já concluídas”, afirma.
O prefeito sinalizou que as três ETAs vão tornar a cidade autônoma em relação à produção de água. Vamos intensificar as obras de novas redes de distribuição, novos reservatórios e constantes investimentos para que o crescimento da cidade seja sempre atendido. “É nítida a redução na intermitência no abastecimento. Tínhamos sim regiões com até 15 dias, hoje é dia sim, dia não e há casos pontuais que estão sendo resolvidos diariamente. A atual gestão tem o desafio de melhorar o abastecimento de água em Várzea Grande e para isso atua em várias frentes como na captação e produção de água, no abastecimento, na intervenção da rede de distribuição, e especialmente, na qualidade do produto que chega aos várzea-grandenses”, pontua Kalil.