Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
O Shopping Popular de Cuiabá foi destruído pelo fogo na madrugada desta segunda-feira (15). As chamas se alastraram pelo local e queimaram vários box e milhares de mercadorias. E devido ao tamanho das chamas, a estrutura do shopping desabou. Felizmente não houve feridos.
A propagação do fogo levou cerca de 30 minutos, em razão da alta quantidade de materiais inflamáveis no local.
Os militares do Corpo de Bombeiros chegaram ao local às 2h53, sete minutos após a primeira solicitação via 193. Todo o efetivo de Cuiabá e Várzea Grande ainda continua atuando no combate ao fogo, e bombeiros no regime de folga foram acionados para reforçar as ações.
Mais de 600 empresas e 3 mil trabalhadores foram afetados diretamente pelo incêndio que destruiu o shopping, na madrugada desta segunda. Para tentar achar uma solução emergencial para ajudar os lojistas do Shopping Popular de Cuiabá que foram afetados com o incêndio que destruiu totalmente a estrutura do local, o Governo de Mato Grosso, Assembleia Legislativa e o presidente da associação Misael Galvão farão uma reunião no Palácio Paiaguás ainda nesta segunda.
O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) convocou para às 15h, uma reunião emergencial com sua equipe para planejar as medidas a serem tomadas para minimizar os prejuízos dessas famílias e a reconstrução do local.
“O dia é muito triste. Teremos uma semana extremamente triste por essa tragédia que afetou o shopping popular e a vida de mais de 600 associados que, com dignidade, sustentavam suas famílias, movimentavam a economia cuiabana e davam alma e vida a Cuiabá. Um espaço que sempre teve um bom ambiente de negócios. Já convoquei a minha equipe para começarmps hoje a discussão de um plano emergencial de recuperação, de reconstrução do shopping popular e de reconstrução da vida dessas mais de 600 famílias que dependiam diretamente do trabalho no shopping popular. Então, vamos tomar todas as medidas, convocar não só a nossa equipe, como a sociedade civil organizada, as autoridades, e fazer uma força tarefa para a reconstrução. Nesse primeiro momento, a palavra é solidariedade”, disse.
Nas redes sociais muitas mensagens têm sido eviadas de solidariedade e pedido de oração das empresas que operavam no local; as causas do incêndio são investigadas.
O Shopping Popular foi criado em 21 de abril de 1995. O local possui Alvará de Segurança Contra Incêndio e Pânico vigente.
Investigação
Sobre o incêndio registrado na madrugada desta segunda, no Shopping Popular, no bairro Dom Aquino, em Cuiabá, a Polícia Civil, por meio da 2ª Delegacia de Polícia, acompanha os trabalhos do Corpo de Bombeiro e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) no local.
Diligências investigativas apontam preliminarmente que a causa do incêndio pode ter ocorrido por uma falha no sistema elétrico. Porém, as investigações continuam para apuração dos fatos e esclarecimento da origem do fogo.
A Polícia Civil requisitou exame técnico pericial do local, que serão realizados após encerramento total das atividades do Corpo de Bombeiros.