Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
GENGIVITE
Você notou que a sua gengiva está sangrando com certa frequência ao escovar os dentes, mas não sabe o motivo? Pode ser que seja uma gengivite! Esse é um problema relativamente comum de acontecer, mas não significa que seja algo que deva ser normalizado. Pelo contrário, é importante ficar atento às causas do sangramento e procurar a ajuda de um especialista se o problema persistir para iniciar o tratamento mais adequado. Para desvendar as principais questões que envolvem essa patologia bucal, vamos conversar um pouco a seguir ‘
- Entenda o que é a gengivite
A gengivite é caracterizada por uma inflamação no tecido gengival que deixa a região mais frágil e suscetível a sangramentos, principalmente durante o ato da escovação. Esse quadro é formado a partir do acúmulo de placa bacteriana que não é removido corretamente na hora de higienizar os dentes. “Esta placa consiste em restos de alimentos não removidos durante a higienização dental, em associação com bactérias que temos na boca”.
1.1 O QUE CAUSA A GENGIVITE?
A principal causa da gengivite é o acúmulo de placa bacteriana que fica retido na superfície dos dentes, principalmente em áreas de difícil acesso ou se o paciente não tem o hábito de realizar a limpeza dos dentes com a frequência necessária (pelo menos três vezes ao dia). No entanto, é preciso levar em consideração que alguns fatores também podem influenciar nesse processo, como Patrícia destaca:
- Retenção de placa bacteriana causadas por aparelhos fixos e próteses mal adaptadas;
- Mudanças hormonais, como em mulheres grávidas;
- Doenças sistêmicas crônicas, como em casos de diabetes;
- Uso de medicamentos que possam causar diminuição no fluxo salivar;
- Baixa imunidade e deficiência de nutrientes;
- Escovação realizada de forma inadequada;
1.2 POR QUE É IMPORTANTE TRATAR ESSE QUADRO?
A gengivite é uma patologia simples e que normalmente não apresenta grandes riscos, mas é importante tratá-la desde o início para evitar consequências desagradáveis. Quando não recebe os devidos cuidados, a gengivite pode evoluir para uma periodontite, que é um problema bucal muito mais grave que, se não tratado, pode levar a perda dos dentes. Se isso acontecer, a mastigação e outras funções ficam debilitadas, podendo desencadear até mesmo em problemas estomacais ou de mau hálito.
1.3 FIQUE ATENTO AOS SINTOMAS DA GENGIVITE
- Gengivas inchadas ou avermelhadas
- Sangramento
- Mau hálito
- Retração gengival
- Sensibilidade dentária
- Formação de bolsas periodontais
- Tratamento da gengivite
Se a gengivite se instalou no seu sorriso, a melhor maneira de evitar problemas futuros é tratando-a com o auxílio de um profissional. Como normalmente o seu aparecimento tem ligação direta com o acúmulo de placas e, consequentemente, de tártaro nos dentes, os tratamentos são voltados para a remoção dessas células, promovendo uma limpeza profunda na cavidade bucal do paciente.
- Dicas de prevenção para a gengivite
- Escove os dentes diariamente, de 3 a 5 vezes ao dia, com o auxílio do fio dental para remover todo resto alimentar
- Consulte o seu dentista
- Uma alimentação rica em vitamina C também ajuda a combater o problema, evitando alimentos muito açucarados e industrializados .
- Abando nar qualquer vício prejudicial a saúde
Dra. Alessandra Medeiros L. de Vasconcelos Almeida
Cirurgiã-Dentista, Especialista em Periodontia e Implantodontia
Clinica de Saúde Santa Felicidade
(65) 98112-3845
ale.mlv@hotmail.com