Breaking News :

Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC

Fonoaudióloga defende diagnóstico precoce para prevenção da perda auditiva

Atleta olímpico participa de jogo de fuga em Cuiabá

Dia do fonoaudiólogo: entenda a importância desse profissional no ambiente hospitalar

Profissionalismo e dedicação marcam 20 anos de profissão da fonoaudióloga Samia Ribeiro

Chapa 2 Integração protocola pedido para que profissionais da contabilidade tenham férias fiscais em MT

Adrenalina, desafios e diversão te esperam no Halloween da Escape60, em Cuiabá

Encontro automobilístico “Esperienza” supermáquinas entra para o calendário de eventos em Mato Grosso

Experiência única de recreação e entretenimento: Conheça o Escape60′

Fotógrafo vem a MT para ensaios que levantam autoestima de mulheres

Aparelho auditivo com “modo máscara” é alternativa que possibilita a comunicação com a proteção facial

Professora da UFMT recebe moção de aplausos em homenagem ao Dia do Contador

Escape 60′ oferece desconto para confraternização corporativa de fim de ano

Jogo de fuga cercado de desafios, mistérios e adrenalina: conheça o Escape60′

Feira gratuita ajuda jovens a cursarem faculdades fora do país

Municípios precisam de representatividade na Assembleia Legislativa

Dia do Estudante tem programação especial em escola de Cuiabá

Justiça reconhece que concessionária não é responsável solidária em processo de indenização por defeito de carro

SINDSPEN cobra vacinação urgente para policiais penais e servidores do sistema penitenciário

Prefeito Léo Bortolin toma posse na diretoria do consórcio nacional de compras de vacinas contra a covid

Policiais Penais protestam contra a Pec-32 em todo o Estado

Prefeito de Primavera do Leste e Secretário de Cultura de MT se solidarizam com classe artística e articulam prorrogação da Lei Aldir Blanc

Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano

Pacu entra no cardápio de restaurante internacional

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

Após pandemia, professor aposta em pousada sustentável em Cáceres

Aumento de 35% para 40% do desconto em folha e taxas menores beneficiam aposentados e pensionistas do INSS

MDB lança Léo Bortolin à reeleição em Primavera do Leste

Fonoaudióloga alerta sobre perda da audição em crianças

Cresce em Cuiabá a procura por eletroestimulação para pacientes recuperados da Covid-19

Advogado, com orgulho! (Giroldo Filho)

Para facilitar a comunicação, empresa cuiabana doará máscaras transparentes para famílias de pessoas com perda auditiva

Por erro de cálculo, empresários pagam mais impostos do que deveriam, alerta professora da UFMT

Projeto do Deputado Estadual Thiago Silva cria a medalha Pastor Sebastião Rodrigues de Souza

Estudante de Cuiabá participa de live para arrecadar fundos para combater covid 19

Estado atende deputado Thiago e entrega 2 ambulâncias para Rondonópolis

Perda auditiva não tratada gera mais gastos com a saúde, diz pesquisa

domingo, 3 de dezembro de 2023

MT abriga segundo sítio arqueológico mais antigo do país

Com vasta área de preservação, O Sítio Arqueológico Santa Elina, na Serra das Araras, localizado em Jangada (80 km ao norte de Cuiabá), é o segundo mais antigo do Brasil, além de ser referência mundial. Presidente do Sindicato dos hotéis, restaurantes e bares de Mato Grosso, Luiz Carlos Nigro, afirma que a ideia é preparar o local com infraestrutura para se tornar ponto turístico no Estado.

“No primeiro momento, vamos fazer essa conscientização, ver a importância e riqueza desse sítio arqueológico. Em segundo momento, nós vamos para Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Estado e Iphan pedir continuação das pesquisas e também uma infraestrutura para que o turista possa visitar e gerar emprego, renda à população de Jangada”, declarou em entrevista à TV Vila Real.

Segundo presidente do IGR Circuito das Águas, Valdizar Andrade, atualmente as pesquisas na região estão paradas por falta de recurso. Para ele, pesquisas no sítio arqueológico são importantes para que mais descobertas sejam feitas.

As escavações iniciaram em 1985 e, depois de 17 anos de trabalho, mil representações rupestres em forma de figuras humanas e animais, indícios de fogueiras e inscrições em pedra foram catalogados no local. Último estudo ocorreu entre 2007 e 2008.

Uma missão franco brasileira realizou, durante 20 anos, pesquisas na área. Foi quando constataram o registro de presença humana há mais de 25 mil anos. Na região, foi encontrada também a ossada de uma preguiça gigante, extinta há 10 mil anos.

“Para o mundo, para a ciência, o sítio arqueológico, hoje, é o mais antigo que mostra a presença do homem há mais de 20 mil anos nas Américas. Então, isso é muito importante para a ciência de modo geral, tanto que existe vários pesquisadores de outros países que vêm pra cá desbravar a região”, disse em entrevista à Vila Real.

Vestígios

As pinturas rupestres e o uso intenso pelos habitantes de pigmentos minerais, principalmente vermelhos e de vegetais como madeira, fibras e folhas, caracterizam a ocupação humana.

São cerca de mil pinturas rupestres, que estão em sua maioria localizadas essencialmente na altura de uma pessoa, desde o solo atual até 2 metros de altura, embora algumas estejam a até 4 metros distante do solo.

São representações que correspondem às mais frequentes no mundo, como as geométricas e abstratas, além de animais e humanos em estilo figurativo. Os desenhos indicam grupos familiares, cenas de caça, bem como os ornamentos e cortes de cabelo utilizados pelas representações masculinas.

Fonte: Gazeta Digital

Read Previous

Bope detona granada encontrada por pescador em MT

Read Next

Paciente e funcionário ficam presos em elevador de hospital após porta quebrar e cair; veja