Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
A sociedade brasileira relembra, neste mês, um dos principais momentos da história política recente do país em defesa da democracia. A votação da Proposta de Emenda à Constituição que previa a realização de eleições diretas para presidente da República completa 40 anos neste dia 25 de abril.
Apresentada pelo então deputado federal por Mato Grosso, Dante de Oliveira, a proposta foi rejeitada na Câmara dos Deputados, onde eram necessários 320 votos favoráveis para que fosse aprovada. Faltaram 22 e sobraram frustração e desapontamento naquele dia histórico.
Embora tenha sido recusada, a proposta do deputado mato-grossense foi o ponto de partida para uma nova etapa na história política nacional e muito importante para o fim da ditadura militar. 40 anos depois, celebramos mais uma vez os frutos daquele esforço coletivo que chegou a reunir 1,7 milhão de pessoas em São Paulo, durante comício em defesa das eleições diretas.
O movimento pela aprovação da emenda, que ficou conhecido nacionalmente como Diretas Já, mobilizou o país em torno da redemocratização e do direito ao voto, um dos principais anseios da sociedade naquele período.
Esse capítulo da história do Brasil, marcado pela união de diferentes vertentes, demonstrou a força da mobilização popular, que uniu políticos, artistas, intelectuais e representantes de vários segmentos em defesa da mesma causa.
O fato e suas repercussões merecem ser amplamente relembrados para que possamos nos inspirar nos ideais defendidos pelo povo e por lideranças nacionais que protagonizaram momentos decisivos para o país.
Como cidadão celebro o movimento, que deve estar na mente e coração de todo brasileiro, pois contribuiu de forma significativa para que hoje, 40 anos depois, tenhamos o privilégio de viver em uma sociedade com fundamentos plurais, livres e democráticos.
A celebração da data também nos enche de orgulho por saber que partiu de um filho de Mato Grosso a iniciativa que culminou em uma das maiores mobilizações populares no século 20. O cuiabano Dante de Oliveira, autor da emenda das Diretas Já, levou à Câmara dos Deputados um anseio do povo, que clamava pela retomada das eleições diretas.
Nossas homenagens ao ex-deputado federal, ex-deputado estadual, ex-prefeito de Cuiabá, ex-governador de Mato Grosso e ex-ministro da Reforma Agrária, Dante de Oliveira, que nos deixou em 2006, de forma precoce e repentina, mas que será sempre lembrado pela defesa dos valores democráticos, representando um verdadeiro porta-voz da população brasileira no Congresso Nacional.
Que a força, a coragem e a garra daqueles que empunharam bandeiras, entoaram o hino nacional e defenderam a democracia nos anos 1980 sirvam de inspiração para as futuras gerações, impulsionando novas causas, novos projetos e novas transformações.
Leonardo Bortolin é prefeito de Primavera do Leste e presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM)