Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
O prefeito de Sorriso, Ari Lafin (PSDB) garantiu que a cidade – que fica ao norte de Mato Grosso, às margens da BR-163 -, é segura. Ao contrariar levantamento registrado no último Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que colocou Sorriso como o município mais violento do Centro-Oeste e o sexto mais perigoso do Brasil.
A declaração de Lafin foi feita em sua participação neste final de semana do programa Roda de Entrevista, da TV Mais, afiliada a TV Cultura.
“A cidade [de Sorriso] é extremamente segura, tranquila. Infelizmente, as mortes que aconteceram em 2022 e 2023 que nos colocam no índice de 6ª cidade mais violenta do Brasil é uma verdade pelo quantidade de mortes de enfrentamentos. Eu não vou entrar nessa área porque não sou técnico, quem tem que falar sobre isso é a Segurança Pública. Eu não tenho essa competência”, explicou o prefeito.
A má fama foi reforçada com a repercussão das matérias publicadas pelo site UOL e Folha de São Paulo sobre as guerras de facções que tomam conta da cidade. Depois dessas estatísticas, Sorriso ganhou o apelido de “Cidade do Medo”. Obscurendo a fama do município – entre os cinco maiores do Estado -, antes conhecido como o centro do agronegócio em Mato Grosso.
Já o prefeito Ari Lafin, claro, acha que a informação não esta de toda correta ainda que admita sua preocupação com os dados.
“Você anda às 22h, 00h, 01h da manhã de forma tranquila em Sorriso. Ela não é a cidade do medo”. Mas confessou que os dados preocupam: “Porém, são fatos. Contra fatos não há argumentos. Mas alguns fatos temos que explicar com muita calma”.
“Se você andar na nossa cidade hoje, vai encontrar praças lotadas, pessoas caminhando. Nós não temos furtos de celulares, as pessoas continuam com os portões abertos tomando seu tereré e confraternizando. Inclusive, nos bairros mais humildes da cidade, onde ocorrem os confrontos pontuais de enfrentamentos e de assassinatos”, completou Ari.
O prefeito peessedebista contou que está atuando em conjunto com o Governo do Estado para o aumento da segurança da cidade, além de medidas extracurriculares para crianças e adolescentes como a prática de esportes e atividades culturais, o que, segundo ele, protegeria as crianças do crime que assola Sorriso.
“O Governo do Estado tem fortalecido as operações de investigação e abordagem, através da PM e da Polícia Civil. Nós estamos com todas as crianças na escola, e estamos trabalhando para fortalecer as atividades extracurriculares, principalmente nos bairros onde estão acontecendo os conflitos”.