Breaking News :

Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC

Fonoaudióloga defende diagnóstico precoce para prevenção da perda auditiva

Atleta olímpico participa de jogo de fuga em Cuiabá

Dia do fonoaudiólogo: entenda a importância desse profissional no ambiente hospitalar

Profissionalismo e dedicação marcam 20 anos de profissão da fonoaudióloga Samia Ribeiro

Chapa 2 Integração protocola pedido para que profissionais da contabilidade tenham férias fiscais em MT

Adrenalina, desafios e diversão te esperam no Halloween da Escape60, em Cuiabá

Encontro automobilístico “Esperienza” supermáquinas entra para o calendário de eventos em Mato Grosso

Experiência única de recreação e entretenimento: Conheça o Escape60′

Fotógrafo vem a MT para ensaios que levantam autoestima de mulheres

Aparelho auditivo com “modo máscara” é alternativa que possibilita a comunicação com a proteção facial

Professora da UFMT recebe moção de aplausos em homenagem ao Dia do Contador

Escape 60′ oferece desconto para confraternização corporativa de fim de ano

Jogo de fuga cercado de desafios, mistérios e adrenalina: conheça o Escape60′

Feira gratuita ajuda jovens a cursarem faculdades fora do país

Municípios precisam de representatividade na Assembleia Legislativa

Dia do Estudante tem programação especial em escola de Cuiabá

Justiça reconhece que concessionária não é responsável solidária em processo de indenização por defeito de carro

SINDSPEN cobra vacinação urgente para policiais penais e servidores do sistema penitenciário

Prefeito Léo Bortolin toma posse na diretoria do consórcio nacional de compras de vacinas contra a covid

Policiais Penais protestam contra a Pec-32 em todo o Estado

Prefeito de Primavera do Leste e Secretário de Cultura de MT se solidarizam com classe artística e articulam prorrogação da Lei Aldir Blanc

Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano

Pacu entra no cardápio de restaurante internacional

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

Após pandemia, professor aposta em pousada sustentável em Cáceres

Aumento de 35% para 40% do desconto em folha e taxas menores beneficiam aposentados e pensionistas do INSS

MDB lança Léo Bortolin à reeleição em Primavera do Leste

Fonoaudióloga alerta sobre perda da audição em crianças

Cresce em Cuiabá a procura por eletroestimulação para pacientes recuperados da Covid-19

Advogado, com orgulho! (Giroldo Filho)

Para facilitar a comunicação, empresa cuiabana doará máscaras transparentes para famílias de pessoas com perda auditiva

Por erro de cálculo, empresários pagam mais impostos do que deveriam, alerta professora da UFMT

Projeto do Deputado Estadual Thiago Silva cria a medalha Pastor Sebastião Rodrigues de Souza

Estudante de Cuiabá participa de live para arrecadar fundos para combater covid 19

Estado atende deputado Thiago e entrega 2 ambulâncias para Rondonópolis

Perda auditiva não tratada gera mais gastos com a saúde, diz pesquisa

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Presidente do TCE-MT anuncia auditoria operacional para combate à violência contra mulher

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, conselheiro Sérgio Ricardo, determinou a realização de uma auditoria operacional sobre violência contra mulher em todos os municípios do estado, durante as comemorações do Dia Internacional da Mulher, na última sexta-feira (8).

Os dados levantados servirão como indicativo de políticas públicas de segurança. Clique aqui e confira galeria de fotos.

A auditoria foi motivada pelos altos índices de violência e falta de dados específicos. “Hoje, temos 2,5 mil casos de feminicídio a cada 100 mil habitantes, é gravíssimo e não existem dados específicos de cada município. Então, nós vamos fazer uma auditoria completa e ir além de Cuiabá e Várzea Grande.”

Na ocasião, Sérgio Ricardo ainda informou que o TCE vai sugerir que cada delegacia, mesmo que não seja específica de atendimento à mulher, tenha um núcleo de atendimento a este público. “Nós queremos saber, detalhadamente, tudo sobre violência contra a mulher e isso inclui as delegacias. Hoje, nós só temos oito especializadas no atendimento à mulher em todo o estado, fato que precisa ser revisto.”

Por fim, o conselheiro-presidente também destacou o percentual de servidoras que atuam no Tribunal de Contas, vinculando os números à excelência do trabalho desempenhado pelo órgão. “O Tribunal de Contas é uma instituição que tem muita credibilidade, rendimento, mostra resultados e a cada ano evolui no seu papel. Eu credito isso ao fato de que quase 60% dos servidores do TCE são mulheres. Mulheres preparadas, qualificadas e que apresentam resultado na sua área de atuação.”

Dia Internacional da Mulher no TCE-MT

Intitulado de “Ei mulher, o que faz seu coração pulsar?”, o evento interno foi realizado no auditório da Escola Superior de Contas do TCE-MT e contou com palestras sobre autoconhecimento, equilíbrio nas relações, poder da mulher na sociedade e controle financeiro.

Parceira do evento, a presidente da Associação dos Auditores Públicos Externos do TCE-MT (Audipe), Simony Jin, frisou que as palestras foram pensadas com intuito de ajudar as mulheres a lidar melhor com a sobrecarga resultado dos afazeres diários. “A proposta hoje é fazer a mulher refletir. Queremos mostrar que existem ferramentas disponíveis para nos conectar ao autoconhecimento e com o coração, resultando em um ambiente de trabalho pleno e na saúde emocional e mental adequada para poder lidar dentro de casa e no ambiente de trabalho.”

Seguindo a linha do autoconhecimento, a instrutora de MindFulness, Wilma Ferreira Bígio, palestrou sobre a relação da técnica e a possibilidade de tornar os dias mais leves. Segundo ela, a correria do dia a dia de uma mulher requer a reserva para o autocuidado. “A intenção é mostrar às mulheres que tudo deve ser feito no seu tempo, sem que ela esqueça dela mesma.”

“Equilíbrio financeiro em conexão com a prosperidade”, foi o tema abordado pela consultora e educadora financeira, Roberta Cássio Pádua. “A intenção foi trazer essa visão da importância do despertar para se ter um equilíbrio financeiro, mas também saber o que está faltando na nossa vida. Fazer escolhas equilibradas e que tragam mais retorno.”

Presidente da Associação dos Auditores Públicos Externos do TCE-MT (Audipe), Simony Jin, parceira do evento.
Tendo a sua história de vida como exemplo, a especialista em Neuroconstelação e Terapia de Casais, Bruna Berthodo, palestrou sobre “O equilíbrio nas relações”. Ela destacou a importância do equilíbrio entre a carreira profissional e as relações amorosas. “O número de divórcios infelizmente vem aumentando e é importante falarmos sobre o que motiva essa estatística e trabalhar para que as pessoas se encontrem em seus relacionamentos e o deixe mais leve”.

O ciclo de palestras foi fechado com a fala da secretária de Administração do TCE, Milva Alessandra Cavalheiro, que abordou “A Sabedoria e a Força da Mulher na Edificação do Lar e da Sociedade”. Ela lembrou que muitas mulheres perderam a vida para que hoje ocorra essa celebração. “É um marco de lembrança do passado para não nos deixar esquecer quem somos. Ser mulher é ser mãe, ser esposa, empresária, trabalhadora, ser carinho, amor, acolhimento. Então, dentro disso nós vamos relembrar o nosso papel no nosso lar e na sociedade em que estamos.”

Servidora do TCE há 43 anos, a técnica de Controle Público Externo, Deise Maria de Figueiredo Preza, lembrou que o número de mulheres que fazem parte do quadro de servidores do Tribunal mostra o avanço no mercado de trabalho público e a competência no exercício de suas funções. “Hoje, o TCE tem uma face feminina e diante de um mundo tão violento e injusto, em que mulheres são mortas todos os dias e, muitas vezes, não são aceitas em cargos de chefia, um evento desse porte mostra que tudo que temos feito não é em vão.”

Cartilha

Além da auditoria operacional, o presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, anunciou uma cartilha que trata sobre a temática e que visa auxiliar os gestores na redução destes índices. “Estamos aproveitando este dia para lançarmos algo que já estava nos nossos planos de gestão. Essa cartilha visa colaborar com o combate à violência de todos os tipos, cometidas contra as mulheres.”

O presidente do Tribunal informou que, além de ser distribuído para os servidores do TCE, o material será disponibilizado em todos os locais de serviço público em que houver público feminino. “Estaremos divulgando e cobrando que os gestores estejam colocando essa instrução dentro do órgão”.

A ação foi desenvolvida pela Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas, por meio do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT), em parceria com a Audipe e o Sindicato dos Trabalhadores do TCE (Sinttcontas).

Read Previous

Primeira-dama Virginia Mendes visita Central de Libras e garante apoio às suas lutas e direitos

Read Next

Cuiabá vence a Portuguesa-RJ nos pênaltis e avança na Copa do Brasil; veja as cobranças