Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC
Na manhã desta sexta-feira (7), a Associação Mato-grossense de Engenheiros Florestais (AMEF) promoveu no plenário do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) , um evento abordando as oportunidades no mercado de carbono. Com a participação de profissionais de todo o estado, o evento foi palestrado pelo eng. florestal Francisco Higuchi, que é mestre em Modelagem de Equações Probabilísticas Preditivas, doutor em Ecologia e Manejo de florestas tropicais e CEO da Tero Carbon, certificadora digital de créditos e estoque de carbono.
O presidente do Crea-MT, Juares Samaniego, fez a abertura do evento e parabenizou a diretoria da AMEF pelo evento técnico em prol do profissionais. “A AMEF está muito bem representada pelo presidente Diogo e pelo conselheiro Cícero e eu fico muito satisfeito de ver os profissionais aqui na sua casa que é o Crea para adquirir mais conhecimento sobre esse tema tão relevante e que tem gerado bastante interesse em muitos profissionais”, destacou.
O presidente da AMEF Diogo Augusto Souza Baicere, ressaltou a relevância do evento e a qualidade do palestrante. “A AMEF procura sempre realizar eventos relevantes para seus associados e trouxemos do Amazonas o Francisco Higuchi, uma pessoa que esta bem a frente sobre a captação, levantamento de dados e comercialização de créditos de carbono”.
Em sua palestra, Higuchi deu um panorama amplo sobre o mercado de carbono. O crédito de carbono funciona como um mecanismo de transferência de recursos que visa promover ações para enfrentar o aquecimento global e atingir as metas de reduções de emissões. Com mais de 15 anos atuando no mercado de carbono ele ressaltou que “apesar de promissor não é algo que gera renda da noite para o dia”.
Por fim, ele parabenizou a iniciativa da entidade que proporcionou aos profissionais de forma gratuita o conhecimento sobre o tema. Os engenheiros florestais são os principais profissionais aptos a atuar nesse mercado. O público presente foi maravilhoso, o auditório do Crea estava lotado e fizeram muitos questionamentos pertinentes, de forma produtiva e colaborativa. Parabéns a AMEF e ao Crea Mato Grosso pela iniciativa.
O evento teve a participação de profissionais de outras áreas, como o engenheiro agrônomo Fábio Alberto do município de Jaciara. “Foi um evento muito bom, esclarecedor e tivemos a oportunidade de esclarecer muitas dúvidas e levar a informação sobre o tema a outros colegas e produtores rurais”.
Texto: Felipe Pasqualini. Fotos: Igor Bastos