Breaking News :

Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC

Fonoaudióloga defende diagnóstico precoce para prevenção da perda auditiva

Atleta olímpico participa de jogo de fuga em Cuiabá

Dia do fonoaudiólogo: entenda a importância desse profissional no ambiente hospitalar

Profissionalismo e dedicação marcam 20 anos de profissão da fonoaudióloga Samia Ribeiro

Chapa 2 Integração protocola pedido para que profissionais da contabilidade tenham férias fiscais em MT

Adrenalina, desafios e diversão te esperam no Halloween da Escape60, em Cuiabá

Encontro automobilístico “Esperienza” supermáquinas entra para o calendário de eventos em Mato Grosso

Experiência única de recreação e entretenimento: Conheça o Escape60′

Fotógrafo vem a MT para ensaios que levantam autoestima de mulheres

Aparelho auditivo com “modo máscara” é alternativa que possibilita a comunicação com a proteção facial

Professora da UFMT recebe moção de aplausos em homenagem ao Dia do Contador

Escape 60′ oferece desconto para confraternização corporativa de fim de ano

Jogo de fuga cercado de desafios, mistérios e adrenalina: conheça o Escape60′

Feira gratuita ajuda jovens a cursarem faculdades fora do país

Municípios precisam de representatividade na Assembleia Legislativa

Dia do Estudante tem programação especial em escola de Cuiabá

Justiça reconhece que concessionária não é responsável solidária em processo de indenização por defeito de carro

SINDSPEN cobra vacinação urgente para policiais penais e servidores do sistema penitenciário

Prefeito Léo Bortolin toma posse na diretoria do consórcio nacional de compras de vacinas contra a covid

Policiais Penais protestam contra a Pec-32 em todo o Estado

Prefeito de Primavera do Leste e Secretário de Cultura de MT se solidarizam com classe artística e articulam prorrogação da Lei Aldir Blanc

Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano

Pacu entra no cardápio de restaurante internacional

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

Após pandemia, professor aposta em pousada sustentável em Cáceres

Aumento de 35% para 40% do desconto em folha e taxas menores beneficiam aposentados e pensionistas do INSS

MDB lança Léo Bortolin à reeleição em Primavera do Leste

Fonoaudióloga alerta sobre perda da audição em crianças

Cresce em Cuiabá a procura por eletroestimulação para pacientes recuperados da Covid-19

Advogado, com orgulho! (Giroldo Filho)

Para facilitar a comunicação, empresa cuiabana doará máscaras transparentes para famílias de pessoas com perda auditiva

Por erro de cálculo, empresários pagam mais impostos do que deveriam, alerta professora da UFMT

Projeto do Deputado Estadual Thiago Silva cria a medalha Pastor Sebastião Rodrigues de Souza

Estudante de Cuiabá participa de live para arrecadar fundos para combater covid 19

Estado atende deputado Thiago e entrega 2 ambulâncias para Rondonópolis

Perda auditiva não tratada gera mais gastos com a saúde, diz pesquisa

quarta-feira, 29 de maio de 2024

1º Encontro de Saúde e Controle Externo aponta caminhos para democratização de serviços

Caminhos para a melhoria e democratização do acesso à saúde foram apontados no primeiro dia do 1° Encontro de Saúde e Controle Externo, que teve início nesta segunda-feira (4). Realizado pela Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), o evento reúne mais de 400 gestores de municípios de todo estado, além de representantes de diversos tribunais de contas do Brasil.

Ao destacar temas como o uso de tecnologia e as terceirizações no setor, o presidente da Comissão de Saúde e coordenador do encontro, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, explicou que a programação foi desenvolvida a partir das principais demandas apresentadas ao TCE-MT pelos fiscalizados.

“A capacitação tem que ser constante. Escolhemos palestrantes com muita referência e esperamos deixar um legado com essas discussões. O intuito é fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e, sobretudo, orientar os gestores sobre boas práticas, para que possam gastar os recursos, que não são muitos, de uma forma mais eficiente”, disse.

O presidente do Tribunal, conselheiro Sérgio Ricardo, apontou que a falta de acesso à saúde está relacionada às desigualdades sociais que marcam as regiões do estado. Neste sentido, chamou a atenção para os altos índices de hanseníase registrados em Mato Grosso, que, segundo pesquisa do Ministério da Saúde, lidera o ranking de detecção da doença no país, com 3.927 casos.

“Da mesma forma que somos campeões em soja, carne e algodão, somos campeões em hanseníase. Então, hoje estamos discutindo como combater os problemas em cada região, identificando onde falta médico, onde falta estrutura, onde falta profissional e o que deve ser feito para que, com as verbas que existem, o estado consiga atingir a todas as pessoas em todos os municípios, onde quer que estejam localizados”, afirmou.

Na ocasião, o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson de Sousa Silva, destacou que a união entre servidores do controle externo e da saúde é fundamental para reduzir gargalos que foram agravados após a pandemia de Covid-19.

“Esse trabalho conjunto é vital para reorganizarmos a saúde pública. Nossa meta é avançar na construção de um sistema de saúde mais justo e de qualidade e esse encontro é uma oportunidade ímpar de fortalecer a atuação dessas instituições, contribuindo para o bem-estar e a saúde de todos”, pontuou Edilson.

Já o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, salientou que o Tribunal vem encurtando a distância entre as demandas e as soluções.  “Ao longo do tempo, aprendemos que o órgão de controle vem para punir, mas isso já está muito distante da nossa realidade. A convergência que existe hoje deste Tribunal buscando soluções inovadoras junto com os gestores é muito importante.”

Por sua vez, o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin, reforçou a importância da qualificação. “Muitas vezes o que falta é fortalecer a formação e os vínculos, o que é possível em encontros como esse. Então, reforçamos o compromisso de andar ao lado do Tribunal na qualificação e na construção de ferramentas que diminuam as desigualdades do estado.”

Programação

Desenvolvida com apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB), a programação inclui especialistas com atuação local e nacional ao auditório “Lenine de Campos Póvoas”, da Escola Superior de Contas. Até esta terça-feira (5), serão abordados temas referentes à aquisição de medicamentos, regionalização da saúde e desafios da cobertura vacinal no país, dentre outros. Clique aqui e confira a programação completa.

Foi o que pontuou o vice-presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto IRB, Sebastião Helvecio Ramos de Castro. “A qualidade técnica do TCE-MT é uma luz para todos nós que integramos o controle externo. A atuação na área da saúde é fundamental para esse diálogo entre as cortes de contas e a população, neste momento em que os tribunais se consolidam como instituições essenciais à democracia.”

Mediador do painel “Planejamento e Aquisição de Medicamento”, o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Alisson Carvalho de Alencar, explica que este é um problema em muitos municípios mato-grossenses, assim como no estado. “O Tribunal traz inovações e boas condutas para que os municípios apliquem e não deixem faltar medicamentos no momento certo nas unidades de saúde.”

Para o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT), Flávio Alexandre dos Santos, o debate contempla as necessidades dos gestores, uma vez que acontece em ano encerramento de gestão e no início da vigência da Nova Lei de Licitações e Contratos (LEI nº 14.133). “É um momento de extrema relevância para esta troca de conhecimentos, para que possamos evitar erros e garantir uma melhor assistência em saúde para a população.”

Também participaram da abertura do Encontro os conselheiros Antonio Joaquim, Valter Albano e Waldir Teis; o presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa (ALMT), deputado Lúdio Cabral; o desembargador José Luiz Leite Lindote; o promotor de Justiça Adriano Augusto Streicher; o promotor de Justiça Milton Mattos e o primeiro subdefensor público-geral, Rogério Borges Freitas.

Read Previous

‘Sempre colhemos aquilo que plantamos’, diz Mendes sobre afastamento de Pinheiro pelo TJ

Read Next

Governador anuncia aumento para profissionais da educação que atuam na alfabetização de adultos