Breaking News :

Consultora financeira explica sobre a nova liberação de empréstimo para quem é beneficiário do BPC

Fonoaudióloga defende diagnóstico precoce para prevenção da perda auditiva

Atleta olímpico participa de jogo de fuga em Cuiabá

Dia do fonoaudiólogo: entenda a importância desse profissional no ambiente hospitalar

Profissionalismo e dedicação marcam 20 anos de profissão da fonoaudióloga Samia Ribeiro

Chapa 2 Integração protocola pedido para que profissionais da contabilidade tenham férias fiscais em MT

Adrenalina, desafios e diversão te esperam no Halloween da Escape60, em Cuiabá

Encontro automobilístico “Esperienza” supermáquinas entra para o calendário de eventos em Mato Grosso

Experiência única de recreação e entretenimento: Conheça o Escape60′

Fotógrafo vem a MT para ensaios que levantam autoestima de mulheres

Aparelho auditivo com “modo máscara” é alternativa que possibilita a comunicação com a proteção facial

Professora da UFMT recebe moção de aplausos em homenagem ao Dia do Contador

Escape 60′ oferece desconto para confraternização corporativa de fim de ano

Jogo de fuga cercado de desafios, mistérios e adrenalina: conheça o Escape60′

Feira gratuita ajuda jovens a cursarem faculdades fora do país

Municípios precisam de representatividade na Assembleia Legislativa

Dia do Estudante tem programação especial em escola de Cuiabá

Justiça reconhece que concessionária não é responsável solidária em processo de indenização por defeito de carro

SINDSPEN cobra vacinação urgente para policiais penais e servidores do sistema penitenciário

Prefeito Léo Bortolin toma posse na diretoria do consórcio nacional de compras de vacinas contra a covid

Policiais Penais protestam contra a Pec-32 em todo o Estado

Prefeito de Primavera do Leste e Secretário de Cultura de MT se solidarizam com classe artística e articulam prorrogação da Lei Aldir Blanc

Membros da Academia Mato-grossense de Letras prestigiam lançamento de livro de estudante cuiabano

Pacu entra no cardápio de restaurante internacional

Grupo São Benedito retoma lançamento imobiliário com condomínio recorde de vendas

Pesquisa aponta vitória de Edemil Saldanha(DEM) em Santo Antônio do Leste-MT

Com ampliação de horário e final de ano chegando academias começam a ter mais procura em Cuiabá

Com volta às aulas permitidas, escola de Cuiabá promove visita guiada com alunos do infantil

Após pandemia, professor aposta em pousada sustentável em Cáceres

Aumento de 35% para 40% do desconto em folha e taxas menores beneficiam aposentados e pensionistas do INSS

MDB lança Léo Bortolin à reeleição em Primavera do Leste

Fonoaudióloga alerta sobre perda da audição em crianças

Cresce em Cuiabá a procura por eletroestimulação para pacientes recuperados da Covid-19

Advogado, com orgulho! (Giroldo Filho)

Para facilitar a comunicação, empresa cuiabana doará máscaras transparentes para famílias de pessoas com perda auditiva

Por erro de cálculo, empresários pagam mais impostos do que deveriam, alerta professora da UFMT

Projeto do Deputado Estadual Thiago Silva cria a medalha Pastor Sebastião Rodrigues de Souza

Estudante de Cuiabá participa de live para arrecadar fundos para combater covid 19

Estado atende deputado Thiago e entrega 2 ambulâncias para Rondonópolis

Perda auditiva não tratada gera mais gastos com a saúde, diz pesquisa

domingo, 19 de maio de 2024

Crea-MT sedia CCEGEM que aprova proposta de igualdade de gênero cumprindo Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Crea-MT sedia CCEGEM que aprova proposta de igualdade de gênero cumprindo Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) sediou de 04 a 06 de setembro a 3° da Reunião Ordinária da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Geologia e Engenharia de Minas (CCEGEM) realizada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). Entre as propostas aprovadas estão: igualdade de gênero, que tinha como coordenadora dessa ação a deputada estadual de Mato Grosso, conselheira licenciada geóloga Sheila Klener que passou a proposta para o coordenador do Crea Espirito Santo, eng. geólogo Eder Moreira que fez a apresentação da ação.

“A proposta é especificamente relacionada à mulher, que trata de alguns benefícios. Hoje é possível observar o pequeno quantitativo da representatividade feminina nos conselhos, onde foi aprovada por unanimidade. Com a aprovação a expectativa é que até em 2026 a composição da CCEGEM seja de 50% de profissionais mulheres e os outros 50% homens. Esta propositura aprovada, tem o objetivo de cumprir a um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) elaboradas pela Organização das Nações Unidas (ONU), que é direcionada à igualdade de gênero”, explanou o coordenador nacional de Câmaras Especializadas de Geologia e Engenharia de Minas (CCEGEM), Eng. de minas Wenderson Laverrier.

Durante o encontro também foram apresentadas ações prioritárias de grande importância como: Certidão de Acervo Técnico Operacional (CATO) que existe uma legislação em vigor que já está sendo implementada. Tendo encaminhamento para a Comissão de Ética e Exercício Profissional – CEEP para análise.

Na ocasião, foi debatida a proposta especificamente que trata sobre os procedimento e padronização do recebimento dos processos de ética. Atualmente os conselhos não tem uma uniformização. Devido a essa questão, a coordenadora do Crea Rio Grande do Sul, Janaina de Fatima apresentou uma proposta já com solicitação de alteração de uma resolução existente, onde a CEEP irá analisar, sendo acatada será revogada uma proposta que atenda esses procedimentos propostos.

“Propomos a apresentação de uma manifestação sobre os impactos do projeto de lei PL 1024/2020 que dispõe sobre a alteração da lei 5. 194 de 24 de dezembro de 1966 na Engenharia e na Agronomia. Já no campo da Geologia e Engenharia Geológica, foi revisada a lei, com base nas nossas ações na atividade. A norma dispõe sobre o exercício profissional do engenheiro de minas, do engenheiro geólogo da área. Propusemos também que o Crea Júnior realize campanhas de incentivo em escolas e entidades de classe”, relatou o coordenador adjunto nacional de Câmaras Especializadas de Geologia e Engenharia de Minas (CCEGEM), eng. geólogo Eder Carlos Moreira.

A conselheira geóloga Sheila Klener falou sobre sua passagem como deputada estadual na Assembleia Legislativa de Mato Grosso e a luta em prol da categoria dos engenheiros e geólogos. Sheila destaca que foi a terceira mulher a assumir o Poder Legislativo Estadual em oito anos e a 15ª em toda história do parlamento, o que é muito pouco. A Deputada convida as conselheiras, presidentes de associações, e profissionais de todas as categorias do sistema que estimulem as suas colegas profissionais a participar dessa luta de classe. Uma das pautas levadas pela geóloga e conselheira do Crea-MT na AL/MT foi a mineração, pois o estado é um dos maiores produtores de grãos do mundo, e essa marca se deve sobremaneira ao setor mineral.

“É sempre muito importante poder falar sobre mineração e mostrar para todo Mato Grosso que o setor mineral vai muito mais além que a extração de ouro. A busca constante que tenho, como geóloga e como conselheira do Crea-MT e parlamentar foi mostrar os potenciais minerais do estado, desta forma fiz uma audiência pública, disponível no Youtube da ALMT, para debater sobre Recursos Minerais , Minerais Estratégicos, Transição Energética e Segurança Alimentar, na qual teve um agrônomo do MAPA que falou sobre o Plano Nacional de Fertilizantes, e uma geóloga do Serviço Geológico do Brasil (SGB) que falou sobre as jazidas de minerais considerados estratégicas para a transição energética”, explicou Sheila Klener que também requereu ao governo do Estado que publicasse o regulamento da Lei 10.492/2017 que fala sobre a Inspeção Predial, uma vez que houve um grupo de trabalho composto por profissionais do Sistema que construíram a resolução e está aguardando a publicação da mesma.

O conselheiro federal por Mato Grosso, geólogo Mário Cavalcanti avaliou como positivas as pautas apresentadas, e que a Câmara Nacional dessas modalidades traz diversos assuntos pertinentes à Geologia e à Engenharia de Minas, ou seja, discussões e divergências, mas sempre acompanhadas de consenso dessa forma propõe melhor desenvolvimento e desenvoltura para que os processos sejam encaminhados da maneira correta para o Sistema Confea/Crea e Mútua. “ Ao sair da Câmara Nacional o processo será destinado ao Confea, e lá eles serão canalizados e fluidez ao desenvolvimento da atividade profissional”, destacou Mário.

“Gostaria de agradecer a presença dos representes da CCEGEM de todo país. É gratificante receber a Câmara de Geologia e Engenharia de Minas no estado de Mato Grosso, principalmente por ser aqui na nossa sede do Crea-MT, que é a casa do profissional. Procuramos acolher todos com maior carinho possível e da melhor maneira”, disse a presidente do Crea Mato Grosso em exercício, eng. agrônoma Lys Sueli Barco.

Já para o 2° vice-presidente, eng. civil André Luiz Schuring é importante essas reuniões nacionais que trazem e afloram algumas questões que estão implícitas as Engenharias, Agronomia e Geociências. “ Lembrando que o Sistema faz a fiscalização do exercício profissional e não do que o profissional exercita, às vezes a sociedade cobra da gente que nós avancemos em identificar se aquela prestação de serviço é ruim ou boa e que aquilo não é nosso papel. Nossa função é fiscalizar o exercício profissional indicando que cada atividade seja desenvolvida por alguém habilitado”, disparou André.

O encontro também contou com a presença de representantes do Confea, dos Representantes das Câmaras Regionais dos Creas, da vice-diretora administrativa do Regional de MT, geóloga Daiane da Silva Brum, superintendente Operacional do Crea-MT, Giovani Bertol, assessor parlamentar do Crea Mato Grosso, eng. eletricista Diego Vinicius Curvo ,presidente da Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo) em Mato Grosso , geólogo Caiubi Emanuel Souza Kuhn e representantes da Geologia de MT.

Comunicação do Crea-MT/ Texto: Cristina Cavaleiro/ Fotos: Igor Bastos

Read Previous

Dilmar Dal Bosco participa da tão sonhada inauguração da ponte Vereador Denisson Pedroso Brilhadori

Read Next

Acordo garante Sergio ricardo como presidente do tribunal de contas no ano que vem